sexta-feira, 22 de outubro de 2010

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ NÉZIO RAMOS
CURSO: ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: Ciências, Português e Geografia
SÉRIE: 6º ANO
PROFESSORA: ALINE GOMES GOUVEIA
CONTEÚDO: MEIO AMBIENTE

Projeto Interdisciplinar

Tema: Cuidados com o lixo no meio ambiente

Justificativa:

A intenção de desenvolver esse projeto com a turma foi para que os mesmos tenham
a consciência da conservação e preservação do meio ambiente em que vivem.
Portanto, o trabalho foi desenvolvido envolvendo as disciplinas de português, ciências e geografia com o intuito de desenvolver as competências e habilidades na produção de textos, o hábito da pesquisa e a conservação do meio ambiente.

Objetivo:

Conscientizar os alunos da problemática do lixo no meio ambiente.
Desenvolver a produção de texto através da pesquisa.

O que o aluno aprenderá com este projeto:

• Identificar os diferentes tipos de lixo e seu destino no meio ambiente;
• Analisar os diferentes tipos de lixo no meio ambiente e quais são produzidos pelos alunos em seu cotidiano;

Duração das atividades:

6 aulas de 50 minutos – 2 semanas

Estratégias e recursos da aula:

1ª aula: Ciências

Fazer abordagem do tema apresentando imagens através do data show de vários tipos de lixos produzidos no meio ambiente.
A aula iniciará pelos questionamentos feitos aos alunos:
• Quais tipos de lixo são mais comuns serem produzidos em nossa comunidade?
• Quais tipos de lixo são mais comuns serem produzidos em casa?
• Para onde vai o lixo produzido na comunidade?
• Quais tipos de lixo são comuns serem encontrados no meio ambiente?

http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/fotografando.spaceblog.com.br/images/gd/1227104084/LIXO-TOMA-CONTA-DO-BAIRRO-Dr-LAUREANO.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFDSkAO7dSjgVsjmV5ZIh7wYlldxCuJMAE7qeALTOvcaUXdNSye8nyZpNKZlpq0CSvKZqDWZB6GvaE6VsSSClaamxX9uuCAaihLMiygyKAnYCKcyU0bsbG6sz4rokdTO5u96rAeU7Sjzs/s400/monte%2520de%2520lixo.jpg



2ª aula: Ciências

Desenvolver trabalho de pesquisa com os alunos no laboratório de informática a respeito do lixo na sociedade e os impactos ambientais que agridem a natureza.

Lixo - http://lixohospitalar.vilabol.uol.com.br/Lixo.html
Lixo doméstico: http://www.gpca.com.br/gil/art010.htm


3ª aula – Língua Portuguesa
Fazer apontamento dos pontos importantes do texto pesquisado como embasamento para produção de texto envolvendo a realidade local.


4ª aula – Língua Portuguesa

Socialização da produção de textos mediada pelo professor e apresentada pelos alunos. Será um momento de debate onde os grupos estarão fazendo questionamentos entre si, como também respondendo aos questionamentos do professor mediador.


5ª aula – Geografia

O professor desenvolverá um trabalho de campo através de grupos. Cada grupo usando a câmera digital irá catalogar imagens de diversos pontos da cidade, para mostrar os cuidados que a população , e o poder público tem com o lixo produzido no município.


6ª aula – Geografia

Mediados pelo professor cada grupo fará exposição e explicação das imagens catalogadas para a turma, através de apresentações no power point.
Essa aula será o encerramento do trabalho por projeto.


Recursos utilizados
• Computador;
• Data show;
• Folhas chamex;
• Internet;
• Imagens.
• Produção de apresentações no Power Point


Avaliação:

Será feita observando a atitude e interesse do aluno no andamento dos trabalhos propostos, bem como, a participação individual e grupal e a interatividade com o tema trabalhado. Dessa forma ela será realizada de forma contínua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário